
Curso:
Global 8D & MASP – Metodologia de Análise e Solução de Problemas
Local: Camaçari-BA
Data: 19, 20 e 21 de Agosto de 2019*
Horário: de 08h as 18h
Instrutor: Celso Dantas dos Santos Júnior – ver mini CV
Investimento: R$ 850,00 por participante (em até 5 parcelas – Consulte nossos descontos para inscrição de mais de 1 participante por empresa)
Estão inclusos: Material Didático, Certificado Digital e Coffebreak
*O quórum mínimo de 6 participantes precisa ser atingido para a confirmação do treinamento
Clique aqui para ver a agenda completa de treinamentos do 2o. semestre de 2019
Inscreva-se:
Formulário: Clique aqui para preencher nosso formulário
E-mail: atendimento@unioneconsultoria.com.br
Telefone: (71) 3512-1219 / 9 9959-0011
Descrição:
O Global 8D é uma metodologia cujo objetivo é identificar e resolver problemas provocados por causas especiais. A utilização de ferramentas da qualidade e do trabalho em equipe torna o Global 8D uma metodologia poderosa e eficiente na resolução de problemas que melhorarão indicadores de satisfação de clientes e na redução de custos provocados pela não-qualidade.
OBJETIVOS:
- O participante irá entender a necessidade da utilização da metodologia, o que lhe possibilitará compreender as vantagens de identificar corretamente os problemas, analisar seus efeitos e suas variáveis de entrada, possibilitando adotar meios de correção e prevenção para evitar a recorrência e sua validações.
- Apresentar o PDCA como um mecanismo estratégico, baseado em um ciclo de desenvolvimento de diretrizes gerenciais com foco em melhoria contínua, promovendo assim, o rompimento da situação atual para se atingir os resultados e metas necessárias na busca da sustentabilidade da organização.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Introdução
- Objetivos do curso
- As 8 disciplinas (passo a passo)
1. Identificação do problema: Definir claramente o problema e reconhecer sua importância.
2. Observação: Investigar as características específicas do problema com uma visão ampla e sob vários pontos de vista.
3. Análise: Descobrir as causas fundamentais.
4. Plano de ação: Conceber um plano para bloquear as causas fundamentais.
5. Ação: Bloquear as causas fundamentais.
6. Verificação: Verificar se o bloqueio foi efetivo.
7. Padronização: Prevenir contra o reaparecimento do problema.
8. Conclusão: Recapitular todo o processo de solução do problema para trabalho futuro.
- Aprofundar-se no método com exemplos, pré e pós teste.
- Conceito de ciclo PDCA;
- Mapeamento do Processo;
- As fases do PDCA:
P: Planejamento com definição dos objetivos e estratégias e recursos necessários para atingi-los;
D: Execução das tarefas descritas no Plano Estratégico para atendimentos dos objetivos a serem alcançados;
C: Verificação análise dos resultados das atividades executadas como Input às ações recomendadas para cumprimento do Plano Estratégico;
A: Conjunto de ações necessárias para a manutenção, correção ou melhoria contínua do Sistema de Gestão pertinente à realização de objetivos pré-estabelecidos.
- Ferramentas da Qualidade disponíveis como forma de integração às fases do ciclo PDCA:
- Fluxograma: ajuda no mapeamento do processe;
- Espinha-de-Peixe (Ishikawa): busca das causas-raízes de problemas;
- 5 Porquês: técnica de aprofundamento na busca das causas fundamentais de não-conformidades;
- Diagrama de Verificação: contabilização de atributos atrelados às características críticas;
- Gráfico de Pareto: priorização das causas e problemas fundamentais de um sistema;
- Histograma: quantificação e modelamento na distribuição de dados coletados;
- Gráfico de Controle: Análise da estabilidade de pontos vitais de um processo;
- 5W2H: ferramenta de planejamento na tomada de ações corretivas e preventivas;
- Workshop de Aplicação;
PÚBLICO ALVO:
Engenheiros e técnicos das engenharias de Manufatura, Qualidade e Produto; Supervisores e líderes de produção; Áreas administrativas e áreas de suporte à produção.